terça-feira, 19 de maio de 2009

Primeiros passos


Iniciamos nosso processo de volta quando enviamos o pedido de resiliação do nosso contrato de aluguel há pouco mais de um mês. Hoje demos novos passos em direção ao Brasil: o Xande enviou a tese para os professores da banca examinadora (êêêêê!!) e anunciamos a primeira leva de coisas à venda, aliás, já obtivemos várias respostas só hoje.

Por mais que eu esteja realmente com vontade de voltar pro Brasil, ainda preciso de um processo lento de separação dessa minha vida atual. Não dá pra ser uma ruptura brusca, sem avisos, tem que ser gradual, na medida do meu envolvimento psicológico com tudo o que rolou até agora.

Hoje, não foram apenas 235 páginas (!!) que foram entregues aos 6 professores da banca, foram quase 4 anos de muito investimento do Xande e meu também, porque modéstia à parte minha marca está ali dentro. Claro que não entendo uma frase se quer do que foi escrito, longe disso, mas a minha participação está ali, implícita, nas entrelinhas. A tese em si representa o maior passo dessa nossa jornada, o objetivo maior dessa nossa estadia aqui em Nice, mas talvez não tenha sido o mais marcante, aliás, seria até difícil definir.

Foram tantas mudanças, tantos aprendizados. Aprendemos a viver juntos, a formar efetivamente um casal real. Viajamos tanto, choramos tanto, vivemos tanto.

Preciso mesmo desses pequenos rituais de desligamento. Daqui pra frente teremos várias outras decisões a tomar, várias outras cartas a enviar...

Vamos arrumar as malas amanhã, aliás, umas pequenas mochilas. Vamos conhecer Nîmes, Arles e Avignon aqui no sul da França e fazer um pouco mais daquilo que mais gostamos de fazer nessa Europa: viajar! Bon voyage!

Um comentário:

Cele disse...

Ah, fia! É assim mesmo... E a gente nunca se desliga totalmente das coisas que viveu...