terça-feira, 21 de julho de 2009

Readaptação

Voltamos. Voltamos porque nosso tempo na França deu o que tinha que dar, voltamos porque precisamos passar para a etapa seguinte das nossas vidas, voltamos porque nossa vida por enquanto é na Terra do Sol. Estes que voltaram, entretanto, são diferentes daqueles que partiram há uns bons anos. Vivemos tantas coisas novas que a impressão que fica é que este Brasil que nos recebe hoje caminhou lentamente enquanto corríamos uma verdadeira maratona. Nossa camisa está molhada de suor enquanto a daqueles que nos acolhem acabou de sair do varal.

Existe no ar um certo sentimento desnudado de pretensão de "não pertença" esquisito. Eu me digo pra deixar de frescura porque esta sempre foi a minha terra e que este sempre foi o meu povo. Quando há quase 8 anos atrás voltei de uma temporada no exterior e sofri horrores durante os três primeiros meses após minha chegada, pensei que era coisa de adolescente, mas hoje, passada essa nova experiência fora, tenho certeza que após toda adaptação precisamos sim de uma readaptação de volta, de um certo período em quarentena. Não é frescura, é um reaprender a viver, é retomar certos hábitos perdidos, é um verdadeiro processo de mudança através da descoberta de novas respostas as situações antigas (a Gestalt-Terapia que o diga!).

Nossas malas já estão desfeitas, mas ainda procuramos nosso espaço, nossa vida a dois, hoje transformada numa a 7, chegando a 12 ou 14 na hora do almoço.

Hoje vivemos um recomeço de só quem ousou experimentar vive, de só quem resolveu mudar... e como mudar faz bem! Quantas novas boas e tristes histórias temos a contar! Quantos lindos lugares conhecemos! Quantas pessoas maravilhosas foram descobertas! Vixe maria! Não troco, não vendo e não dou "novos recomeços" porque eles só existem depois "dos vividos".


Um comentário:

Cele disse...

é assim mesmo... e acho que o mais difícil é realmente ter que conviver com tantos sob o mesmo teto depois de um período longo em que eram só vocês dois! é como se não estivéssemso em nossa casa... Mas a gente sabe que vai dar tudo certo e que esse aqui é o melhor lugar que há! Beijos e boa sorte!