quarta-feira, 13 de maio de 2009

O sertão vai virar mar

Há 24 anos não chovia tanto no meu Ceará. Meu povo está entregue ao seu Deus, desolado, desabrigado. Já são 75 municípios atingidos, dos quais 23 estão em estado de emergência, e mais de 27.000 pessoas desalojadas.

Os tempos mudaram. Já os cenários, nem tanto.

Cantada por Luiz Gonzaga - e como ele mesmo diria - taí a poesia que "não me deixa mentir":

Súplica Cearense
(Gordurinha / Nelinho em 1967)

Oh! Deus
Perdoa esse pobre coitado
Que de joelhos rezou um bocado
Pedindo pra chuva cair sem cessar

Meu Deus!
Será que o senhor se zangou?
E só por isso o sol se arretirou
Fazendo cair toda chuva que há

Senhor!
Eu pedi para o sol se esconder um tiquinho
Pedi pra chover, mas chover de mansinho
Pra ver se nascia uma planta no chão

Senhor!
Seu eu não rezei direito o Senhor me perdoa
Eu acho que a culpa foi
Desse pobre que nem sabe fazer oração

Desculpe!
Eu pedi com os óio cheio de água
Desculpe eu pedir, cheinho de mágua
Pro sol inclemente se arretirá

Desculpe!
Eu pedir toda hora pra chegar o inverno
Desculpe eu pedir para acabar com o inferno
Que sempre queimou o meu Ceará.

Nenhum comentário: